“Homem notável pelos feitos, pela valentia”.
“Figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica.O herói será tipicamente guiado por ideais nobres e altruístas como liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral e paz”.
Esta é a definição de herói pelo dicionário luft e pelo site wikipédia.
Ouvimos muito poderoso, épico, lendário, heróico Osório em vários lugares (neste blog principalmente) mas será que ele merece este título?
Osório, um garoto do campo, filho de peão, soldado aos quinze. Durante sua primeira guerra salvou seu comandante numa batalha e recebeu a lança deste como símbolo de gratidão. Osório deveria estar lutando contra seus próprios oponentes do meio do fulgor da batalha mas preocupou-se com seu comandante e ajudou-o, salvando-o .
Pode ser um golpe do destino, uma coincidência ou apenas um oportunismo para ascender no exército mas não há registro sobre isso.Estudando mas afundo sua biografia vemos inúmeros atos valentes em batalha.
Na guerra do Paraguai Osório foi ferido. Se foi ferido enquanto liderava sua cavalaria, podemos tirar uma conclusão: Ele liderou sua cavalaria e cavalgou pelos campos pintados de rubro sangue. Óbvio não?
Porém vemos q ele efetivamente liderou seus homens, o que não era tão comum na época. O comum era que os soldados e sargentos fossem ao front e os oficiais ficavam na retaguarda, garantindo sua segurança. Mas Osório não! Osório cavalgou com seus homens, lutou e foi ferido! Isso é coragem e camaradagem. Nunca ouvi nenhum comentário como “Caxias era um covarde, na guerra do Paraguai alegou estar passando mal antes das batalhas para não participar destas!”* a respeito de Osório. Osório certa vez disse:
”Seria um desgraçado aquele que, depois de haver combatido com as armas da guerra o inimigo externo, pusesse depois essas mesmas armas ao serviço do despotismo, de perseguições e violência contra seus compatriotas”.
Vendo sobre esta e outras lentes, creio que sim, o marechal Osório merece o título de Herói e se enquadra nas definições que dão abertura a esta postagem. Então continuemos a dizer com respeito o nome heróico deste marechal!
escrito por Mosiah
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Lu%C3%ADs_Os%C3%B3rio
http://bicentenariosorio.com/osorio/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27
*O comentário sobre Caxias foi dito por meu pai a alguns anos atrás, e não tenho a intenção de difama-lo apenas achei oportuno citá-lo para completar a postagem. O comentário foi fruto de sua leitura do livro "Os Vargas", onde diz que um dos poucos generais honrados e realmente dignos de receber o título de herói é o Marechal Osório. De certa forma, ironicamente, uma vergonha aos brasileiros e um orgulho aos gaúchos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário