segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Osório sobre Tela "Pintura Histórica"

Quando não existiam câmeras fotográficas para registrar na história imagens, esta incumbência cabia à pintura histórica.
A pintura histórica preocupa-se mormente com o conteúdo, mais do que com os valores de arte, emoçôes e efeitos visuais. Estava diretamente envolvida em exaltar os momentos gloriosos da nação e os atos heróicos de grandes homens (como Osório) e demonstrava em vários sentidos o amor à pátria. Buscava retratar, como diz o nome, a história em si e instruir moralmente através de sua arte aqueles que a observam.
Porém a invenção da fotografia tinha libertado o pintor do seu dever social de registar os grandes e pequenos acontecimentos e passaram a se dedicar a Arte, aos sentimentos, o artista ganhou grande liberdade apesar de perder um pouco seu lugar e importância no dia-a-dia.
Ao longo do século XX, ocorreram várias inovações a respeito de criação literária e artística, tudo gerando mudanças revolucionárias na maneira de se ver e interpretar Arte de um modo geral.
A Arte se dividiu em movimentos ideológicos, entre eles o
Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo e Abstracionismo.
O Expressionismo tinha como objetivo principal, o afastamento das idéias burguesas(como na literatura) para que elementos e idéias revolucionárias viessem à tona. Prostituição, miséria, angústia e medo eram seus principais temas e o palco principal as cidades.
O Fauvismo em sua estrutura formal, demonstrou maior agressividade na exaltação das formas, distorção dos volumes, utilizou a técnica do claro-escuro e realce dos contornos a negro, realçando bem as emoções dos pintores. Em sua maioria, buscavam transmitir alegrias ou tristezas.
O Cubismo elimina a idéia de tridimensionalidade pintando objetos achatados. Ficou muito conhecido com Pablo Picasso. Eu, particularmente, não sinto afinidade por ele e por isso não apresentarei muitas obras neste estilo.
O Futurismo se opunha ao cubismo, dando ênfase à sobreposição de planos, intensidade da luz e cores vivas.
O Astracionismo buscava um mundo interior,uma realidade oculta e profunda. Retratava o estado de espírito e não apenas o retrato de objetos.
Divide-se em: o abstracionismo lírico – cuja dimensão é expressa na cor, é intuitiva, tendo várias interpretações – e o abstracionismo geométrico – no qual a subjetividade é deixada de exige o emprego de formas rigorosamente geométricas e abstractas, utilizando apenas cores puras e cores neutralizantes.

Apesar de tudo isso, nossos pintores históricos continuaram firmes e inamoviveis com sua arte. Com este TI pretendo dar ênfase a estes grandes nomes da pintura brasileira que, apesar de serem tachados de imitadores e reflexos da arte européia tinham um estilo mais moderno ligado principalmente ao romantismoe ao neoclassicismo (eis o motivo de serem tachados de "reflexos" e "imitadores".O romantismo, que misturava
temas dramitico-sentimentais inspirados pela literatura e história e ligava-se ao neoclassicismo que ganhou forma durante o renascimento. Com a forte influência da classicidade grega e o incentivo as artes elas se desenvolveram ligadas ao paganismo, antropocentrismo, humanismo e a razão.
Podemos observar claramente o uso do dourado para retratar o céu nas obras dos dois mais conhecidos pintores, Pedro Américo e Victor Meireles, característica típica do neoclassicismo, buscando dar a pintura um ar divino e belo. Vemos o homem e seus feitos, suas conquistas, como objeto central da obra.
A seguir estão alguns pintores e suas obras que retratam as batalhas que o patrono da cavalaria participou sendo este visível em várias delas. Osório foi grande e as pinturas, grandiosas, expressam seus feitos e sua proeza em batalha e carismática liderança.

Pedro Américo
Pintor brasileiro, Pedro Américo tem no desenho, e na preocupação com a execução das figuras, um dos traços característicos de sua pintura. A Guerra do Paraguai serve de modelo para as narrativas épicas de suas telas. Nota-se em suas telas uma atenção aos detalhes, minuciosamente descritos: os trajes militares, os cavalos, a fisionomia dos personagens. O uso de fotografias como apoio para realização de suas telas históricas revela a preocupação de Pedro Américo em diminuir a distância entre uma arte celebrativa e a documentação histórica.É um grande nome brasileiro nas artes e sua obra-prima foi a batalha do avaí.




Victor Meireles
Victor Meirelles também se deteve no registro da história nacional, na representação do império e na guerra do Paraguai. Do ponto de vista da composição, observam-se afinidades de sua pintura com o espírito romântico.A expressividade da cor e a atenção às paisagens estão entre as marcas do pintor. O tom grandioso e o ímpeto da ação aparecem como elementos fortes de suas narrativas visuais, que, longe de assinalarem a crueldade da guerra, visam enobrecê-la.

Cándido López
Pintor Argentino, Usou telas muito horizontais e explorou o horizonte em suas obras, dando profundidade a elas. Frequentemente mostrava uma perspectiva de quem vislumbra de cima a batalha, para melhor demonstrar as táticas e formações empregadas durante o combate.

_________________________________________________________

escrito por Mosiah

Nenhum comentário: