segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O pincel que o artista maneja deve ser mergulhado na inteligência

Aqui estão postadas obras de vários pintores brasileiros que merecem reconhecimento por suas obras em homenagem a nossos heróis bélicos. Podem não ser grandemente reconhecidos como Pedro Américo porém também trazem história e cultura, inteligência pura, com sua arte e por isto usei a célebre frase de Wickelmann como título desta postagem. Ainda maior é a importância do reconhecimento dos atos de Osório por parte do pintor e a importância de retratar e gravar para sempre sobre tela a imagem honrosa de nosso herói pois suas histórias, relatos e pinturas são tudo que nos lembram deste homem, que fez tanto por nós.
A maioria das pinturas abaixo sâo aquarela e não óleo sobre tela, como as anteriores, e não apresentam traços fortemente ligados a algum movimento artistico pois são retratos, em sua maioria, de Osório e, ao fim, retratos de guerras participadas por Osório.


Marechal Osório de Autran
Batalha do Avaí de Cel Pedro Paulo Cantalíce Estigarríbia.
Osório no campo de batalha de Cel Pedro Paulo Cantalíce Estigarríbia.
Além do Horizonte de Cel Pedro Paulo Cantalíce Estigarríbia.
Ataque ao Reduto Ciervas de Cel Pedro Paulo Cantalíce Estigarríbia.
"Soldado paraguayo ante el cadáver de su hijo". Óleo sobre tela. Obra de José Ignacio Garmendia
Marechal Osório de L. Lanzetta

Passagem de Curupaiti, aparecendo no centro o Tamandaré, com o Silvado manobrando para o reboque. Aquarela: Almirante Trajano Augusto de Carvalho.Passagem de Humaitá: episódio da guerra do Paraguai ocorrido em 1868, em que a esquadra brasileira forçou a travessia da posição fortificada, sob bombardeio inimigo. O quadro mostra o momento em que o Couraçado Bahia transpunha as amarras, seguido pelo terceiro par, o Tamandaré e Pará. Aquarela de Almirante Trajano Augusto de Carvalho.
_______________________________________________________________
escrito por Mosiah

Nenhum comentário: